As atitudes sustentáveis vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda. Vivemos um momento de transformação em que estamos repensando nossas condutas de consumo. A premissa da moda sustentável se baseia na redução de poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios com o menor impacto ambiental possível.


Seguindo este movimento a indústria têm buscado alternativas de tecidos que corroborem com o ecodesign. A Juta - fibra vegetal abundante na região amazônica -  antes conhecida apenas como sacaria para condicionamento de grãos de café, ganha um novo patamar ao ser utilizada pela indústria têxtil, já que ela possibilita a confecção de diversos artigos fashion, de artesanato, decoração, embalagens e afins. 


A fibra natural é totalmente sustentável e biodegradável pois durante os processos de produção não são necessários o uso de queimadas, inseticidas ou pesticidas. São utilizados apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais. Quando o produto de Juta perde sua utilidade e é descartado, ele se desintegra em menos de um ano e não deixa qualquer resíduo ou dano ambiental. 


As sacolas de verão da coleção FIBRA da Ludimila Heringer foram confeccionadas com a Juta. Esta fibra está presente nos tecidos em cores vibrantes e também nos fios em detalhes de crochê. Todos os produtos da coleção foram desenvolvidos e executados pela designer e artesã, em parceria com a indústria CTC Castanhal.